quarta-feira, 1 de julho de 2009

Richard Feynman

Nascimento

11 de Maio de 1918, Far RocKaway, Queens, New York

Falecimento

15 de Fevereiro de 1988 , Los Angeles

Nacionalidade

Estados Unidos da América

Profissão

Físico

Prémios

Prémio Nobel da Física em 1965; Medalha Oersted em 1972

Richard P. Feynman – O Homem, o Cientista

 

Feynman nasceu em Nova York e cresceu em Far Rockaway. Desde que criança já demonstrava a sua facilidade com as ciências e com a matemática. Cursou Física no Massachusetts Institute of Technology, que, graças a John Slater, Julius Stratton e Philip Morse, além de outros professores, era extremamente conceituado no seu curso de Física.


http://einiverse.eingang.org/ein2/archives/2004/10/index.html
Ainda durante o seu curso de graduação, em colaboração com Vallarta, Feynman publica um artigo sobre os raios cósmicos. Outro artigo foi publicado ainda naquele ano, assinado por Feynman somente, sobre as forças moleculares. Junto com seus trabalhos na área de física teórica, Feynman foi pioneiro na área de computação quântica e introduziu o conceito de nanotecnologia.

No dia 28 de Dezembro de 1959 o físico Richard Feynman deu uma conferência no encontro anual da Sociedade Americana de Física sobre o controle e manipulação da matéria à escala atómica. Feynman defendeu que não existia nenhum obstáculo teórico à construção de pequenos dispositivos compostos por elementos muito pequenos, no limite compostos átomo a átomo, nem mesmo o princípio de incerteza.

A pós-graduação Feynman faz em Princeton, sede do Instituto de Estudos Avançados, do qual participa Einstein. Lá, fica sob a supervisão de Wheeler, com o qual cria uma teoria de electrodinâmica clássica equivalente às equações de Maxwell. No seu trabalho, desenvolve a electrodinâmica quântica, onde utiliza o método das integrais de caminho. Participa também do projecto Manhattan.



Torna-se professor da Universidade de Cornell e em seguida do Caltech (Califórnia, USA). Nos anos 60, Feynman deu as suas famosas "Feynman Lectures on Physics" e recebeu o Prémio Nobel de Física de 1965. Concebeu, ainda, a ideia da computação quântica, e participou da comissão que estudou o acidente da nave espacial Challenger em 1986.

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.